domingo, 21 de outubro de 2012

VOCÊ TEM O DIREITO DE ESTUDAR?


                                      DIREITO DE ESTUDAR

 MALALA YOUSUFZAI, VÍTIMA DO RADICALISMO ISLÂMICO

Malala Yousafai tem catorze anos. Sofreu um atentado há menos de uma semana quando voltava para casa de ônibus  com outras colegas de escola. Foi baleada na cabeça e passou por uma cirurgia delicada. Sobreviveu. Ela continua como um dos principais alvos de extremistas do Talibã

Que ameaça pode representar para um grupo terrorista uma menina que desde os doze anos tem um blog e escreve sobre o direito de manter as escolas femininas abertas em seu país e no vizinho Afeganistão?

O problema é que Malala vive no Paquistão e lá as mulheres não podem estudar nas regiões dominadas pelos talibãs. A menina, portanto, é uma ameaça porque incita outras meninas a lutar pelo direito de aprender a ler e escrever, discutir assuntos como política, liberdade e direitos iguais para todos.

Centenas de escolas para meninas foram fechadas ou simplesmente destruídas por explosivos no Paquistão nos últimos anos. Nas cidades maiores há ainda escolas em funcionamento.

Após o atentado contra Malala, protestos se espalharam pelo Paquistão e países vizinhos. Muitos pais temem que suas filhas sofram o mesmo que Malala e discutem qual vai ser o futuro da menina ainda no hospital, mas que ao sair pode sofrer novo atentado.

A notícia teve repercussão no mundo todo e o governo do Paquistão teme por represálias e sanções econômicas.

Uma coisa é certa. A história de Malala e sua luta para poder estudar podem servir de exemplo para muitas meninas do mundo todo. O direito de pensar, do livre pensar, não pode ser alvo de extremistas. O mundo precisa de milhares de Malalas.

Neta Mello
14 de outubro 2012
  

2 comentários:

  1. LINDO POST!
    JOANINHA MINHA QUERIDA,
    VC PRECISA SEGUIR E FAZER COMENTÁRIOS PARA QUE FIQUE CONHECIDA.
    ESTOU AGUARDANDO SUA VISITA!
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Zizi eu já te visitei várias vezes e estou seguindo seu blog, por sinal tem postagens lindas.

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE.